INVERNO 2015 ZERO GRAU: GRUPO PAQUETÁ DUMOND

Stand Grupo Paquetá

Stand Grupo Paquetá

Ir à feira de calçados e poder ver o stand do grupo Paquetá sempre é uma experiência gratificante.

Há anos os stands das marcas do grupo nas feiras em Gramado são abertos, onde quem compra, vende e vive do calçado e bolsa pode apreciar a beleza e a dedicação do fazer produtos com amor, sim amor por mais fabril que seja, afinal de contas estamos falando de um grupo que existe a muitas décadas e ensinou a muitos do setor calçadista no Brasil.

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Hoje, a Paquetá ganha dinheiro com suas quatro redes de varejo — Paquetá, Paquetá Esportes, Gaston e Esposende — e quatro marcas próprias de sapatos — Dumond, Capodarte, Ortopé e Lily’s Closet. Juntas, elas têm 320 lojas em mais de 20 países e responderam por 85% do faturamento de mais ou menos 1,9 bilhões de reais.

Até 2008, a Paquetá era a maior exportadora de calçados do Brasil, com vendas anuais de 500 milhões de dólares. Mas naquele ano a concorrência chinesa fez a empresa perder 80% de seus clientes na Europa e nos Estados Unidos e teve de demitir 2 500 de seus 15 000 funcionários. Você que esta aí lendo este post já deve ter saído da sua área de conforto humana pelas adversidades da vida, imagina um grupo industrial todo refazendo sua história de décadas de conhecimento e caminho?

Adalberto Leist, presidente do Grupo Paquetá, tinha três opções: chorar, enfrentar os chineses ou encontrar uma forma de fugir da concorrência. Optou pela terceira. “Percebemos que não havia como vencê-los no preço. Deixamos que dominassem a exportação e investimos em outros mercados”.

A empresa atuava no varejo desde os anos 60, com duas dezenas de lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Mas na década de 90 passou a investir pesado no setor. “Vimos que seria o futuro do grupo”, afirmou o diretor da companhia. Em 1992, a Paquetá comprou a marca carioca de sapatos Dumond.

Em 1994, comprou a varejista gaúcha Gaston, especializada no comércio de sapatos e vestuário. Depois, em 2005, adquiriu a rede Esposende, que tinha 30 lojas no Nordeste. E, em 2007, comprou as marcas Ortopé, de calçados infantis, e Capodarte, de sapatos de luxo e recentemente, criou a marca de calçados Lily’s Closet.

Nós aqui da PENSOMODA adoramos uma Historia, por isso agora, ler e ver as fotos das marcas do grupo Paquetá, expostas na Zero Grau Inverno 2015, tem outro olhar, outro sabor.

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Hoje vamos falar da DUMOND.

Para o Inverno 2015 a Dumond celebra os “JARDINS SECRETOS”, com cores que privilegiam o preto, o caramelo e o roxo.

Esta ausência de luz traz o lado mais dark à coleção nos calçados e acessórios.

As botas ganham uma profusão de possibilidades e estilo desde as botas vitorianas com salto  baixo-médio, bico fino e amarrações, passando pelas botas mais pesadas de solado tratorado, a grande novidade da temporada em cores como preto, café e o novo branco.

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A novidade que invade o stand são os novos masculinos tanto oxfords quando loafers agora vem mais delicado e moderno.

Os sneakers continuam sua subida em versões de slip on com diversos materiais metalizados e animal prints e destaque para os modelos com banda larga, infinitamente mais elegante e inovadores.

As botas over the knee são uma beleza a parte e farão a diferença nas pernas das mulheres pelo Brasil com os novos recursos de lycra e couro.

A coleção Dumond ainda aposta nos belíssimos escarpins e sandálias delicadas com tiras finas, o que transforma os jardins secretos dark em algo mais doce, ou seja, de olho sempre na sensação e no desejo de sua consumidora, afinal das contas são mais de vinte anos embelezando os pés femininos.

Na cabeça: Meu sincero agradecimento a Alexandre e Jadir que nos receberam com muito entusiasmo e carinho, nos explicaram toda a coleção DUMOND INVERNO 2015.

Sempre é um privilegio visitá-los e desfrutar o conhecimento de sua coleção. Os dados numéricos e as afirmações citadas foram extraídas de entrevistas dos diretores a revista EXAME da editora Abril.

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Arquivado em bolsas, calçados, feiras

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