RIJKS MUSEM E MONDRIAN DE YSL

Depois de 10 anos – e um bilhão de reais – o Rijks Museum reabre suas portas em Amsterdã. Ele conta com mais 8.000 peças contando 800 anos de história da arte.

2011-myra-may museu_rijksmuseum_holanda_reabertura_16

A visita ao Rijksmuseum é obrigatória para quem decide conhecer Amsterdam. Parte pelo grande acervo de obras que contam toda a história da era de ouro holandesa, parte por grandes pinturas de artistas de renome como Rembrandt, Vermeer e Frans Hals.

2012-pedro-pegenaute-1

 

O acervo é distribuído por quatro andares divididos em períodos. O andar térreo possui obras de 1100 a 1600. No primeiro andar é possível encontrar peças do período de 1800 a 1900, seguido pelo segundo andar que abrange os anos entre 1650 a 1700. O terceiro andar representa a fase mais contemporânea das obras entre 1900 a 1950.2012-jannes-linders-4

museu_rijksmuseum_holanda_reabertura_05

É lá onde ficam famosas obras, como o autorretrato de Van Gogh, “O Retrato de um jovem casal” de Frans Hals, “A leiteira” de Vermeer e  a “A ronda noturna” de Rembrandt – que inclusive possui um corredor do museu exclusivo para suas obras.

page

O autorretrato de Van Gogh e A Leiteira de Vermeers

Rembrandt-Harmenszoon-van-Rijn-3-Foto16

A Ronda Noturna de Rembrant

Alguns dos responsáveis pelo investimento são, além do Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Holanda, as empresas Philips, ING,  BankGIro LoterIj e KPN. Algumas novas obras foram adquiridas, como o legendário Mondrian, vestido datado de 1965 desenhado pelo estilista Frances Yves Saint Laurent, inspirado no pintor holandês e modernista Piet Mondrian.museu_rijksmuseum_holanda_reabertura_07

museu_rijksmuseum_holanda_reabertura_08

museu_rijksmuseum_holanda_reabertura_09

museu_rijksmuseum_holanda_reabertura_13

 

O MONDRIAN DE YVES SAINT LAURENT

O Vestido Mondrian é um marco no mundo da moda.  Foram uma série de seis vestidos de jérsei tubinho inspirados nos trabalhos do pintor holandês Piet Mondrian, criados em 1965 por Yves Saint Laurent.

composicao e vestido mondrian

O sucesso foi absoluto e se tornou um dos vestidos mais famosos da história da moda e do mundo. A influência de linhas verticais e horizontais, as cores primárias de Mondrian se expandiu por todas as artes, foi muito importante na decoração, inspirou também todo tipo de suvenir. É importante lembrar que esse vestido marcou uma nova era, onde as artes plásticas e seus pintores famosos passam a inspirar a moda e a moda passa a ser vista também com uma forma de arte.

yves mondrian (1)

Sem título

O vestido Yves Saint Laurent exposto no museu.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s