Saint Laurent Inverno 2013/14: grunge

Califórnia grunge foi a inspiração para a segunda coleção feminina de Hedi Slimane para a Saint Laurent. Mas será que Califórnia Grunge tem alguma coisa de Saint Laurent?

A coleção inverno 2013/14 de Saint Laurent foi criada como uma extensão da moda masculina da grife apresentada por Heidi Slimane em janeiro.

page1

Saint Laurent Feminino Inverno 2013/14

Saint Laurent Masculino Inverno 2013/14

Saint Laurent Masculino Inverno 2013/14

O legado dessa coleção é o grunge, e não Yves Saint Laurent. Slimane assumiu a Maison com a idéia de rejuvenescê-la, começando pela mudança do nome, Yves Saint Laurent para Saint Laurent, a mudança do ateliê de Paris para Los Angeles a escolha da cantora Sky Ferreira como modelo do lookbook pre-fall 2013 da marca.

A veia grunge e jovem que Heidi Slimane trouxe para a coleção de inverno da Saint Laurent cabe muito bem a estilistas e marcas como Marc by Marc Jacobs, Anna Sui, Dsquared2°, Just Cavalli, Vivienne Westwood e, aqui no Brasil, Cavalera, Aüslander e Triton. Nomes que imediatamente vem à mente quando a referência é pop-cultural.

Heidi Slimane foi corajoso e arriscado nessa coleção, certamente o público da Saint Laurent será outro a partir de agora.

Na primeira fila, de um lado representantes da “Yves Saint Laurent” e de outro representantes da nova Saint Laurent.

Giovanna Battaglia e Catherine Deneuve

Giovanna Battaglia e Catherine Deneuve

Sky Ferreira e Alison Mosshart

Sky Ferreira e Alison Mosshart

Camisas xadrezes, florais vintage, saias de couro, jeans detonados, meia arrastão, coturnos – e uma sensação constante de rebelião temperamental – são peças super comerciais (e lucrativas) presentes na passarela da Saint Laurent, mas que destoam da linguagem da grife.

page2 page3page5

O estilista acabou decepcionando a plateia que sempre espera uma coleção elegante e madura de uma das marcas mais emblemáticas, fundada por um dos nomes mais relevantes da moda. 

Uma coleção difícil para os compradores e clientes tradicionais da grife.

Em 2002, Tom Ford, na época estilista da Yves Saint Laurent, trouxe para a passarela a coleção verão 2003, uma coleção que virou manchete por ter sido uma coleção polêmica: Ford colocou tinta roxa nos mamilos das modelos, jaquetas e casacos de corte como espartilhos com um botão plantado na ponta de cada seio, pingentes ousados.

page

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em desfiles, desfiles internacionais, Fall 2013, Fall 2013/14, inverno 2013/14, inverno 2014, vestuário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s